Um incêndio que deflagrou numa zona de mato, na tarde desta quinta-feira, no Lumiar, em Lisboa, mobilizou dezenas de bombeiros e obrigou a retirar mais de 400 pessoas da zona. Um lar de idosos, um colégio e várias habitações foram evacuados “por precaução”, adiantou à SIC Notícias o Regimento de Sapadores Bombeiros. Cinco pessoas, incluindo uma criança, ficaram feridas e foram assistidas no local.
O alerta foi dado já depois das 14:30, para a rua Daciano Costa. O fogo lavrava junto ao Clube de Ténis Paço do Lumiar e a campos de golfe.
“A nossa principal preocupação foi o fumo, também devido ao vento forte que se fazia sentir”, explicou o 2.º comandante do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, Alexandre Rodrigues, adiantando que o fogo “foi dado como dominado às 16:39, encontrando-se em fase de rescaldo”.
Quatro dos feridos ficaram a dever-se a “inalação de fumos e o quinto torceu o pé quando estava a ser retirado do local”, adiantou o responsável pelas operações.
Durante o combate às chamas, foram evacuados dois lares - Residência Somos Vida, de onde foram retirados 27 idosos, e uma instituição da Opus Dei, de onde saíram outros 20 utentes -, que foram colocados num colégio nas proximidades. Entretanto, já foram respostas as condições de segurança para que regressassem aos lares.
Tiveram ainda de ser retiradas 300 crianças e 50 adultos do Colégio Manuel Bernardes, e outras 50 pessoas de habitações na zona afetada pelo fumo.
“Em termos de danos materiais, verificam-se apenas no relvado sintético do Colégio Manuel Bernardes”, adiantou o 2.º comandante dos Sapadores.
No local, estiveram 60 bombeiros e 20 viaturas dos Sapadores e dos Bombeiros Voluntários de Lisboa. A PSP mobilizou para o local 60 agentes e 17 viaturas, para coordenarem a evacuação dos espaços.
As causas do incêndio vão agora ser investigadas.