País

Água armazenada em junho desceu em oito bacias hidrográficas e aumentou em quatro

Dados do Sistema Nacional de Informação dos recursos Hídricos (SNIRH) comparam o volume de água armazenado no final de junho com o mês anterior.

Água armazenada em junho desceu em oito bacias hidrográficas e aumentou em quatro
NUNO VEIGA

A quantidade de água armazenada desceu, em junho, em oito bacias hidrográficas e subiu em quatro, de acordo com os dados do Sistema Nacional de Informação dos Recursos Hídricos (SNIRH), referentes ao estado de 12 bacias.

A comparação é feita com o último dia do mês de maio.

Menos água

Os armazenamentos do mês passado por bacia hidrográfica eram, a 30 de junho, superiores à média, com exceção para as bacias:

  • Sado
  • Guadiana
  • Mira
  • Arade
  • Ribeiras do Algarve, que volta a ser a que segura menos quantidade de água, apenas 11,7% da capacidade, quando a média é de 69,9%.

Mais água

Ao contrário, as bacias que tinham mais água e foram as que subiram o volume face a maio:

  • Lima, com 92,8%,
  • Mondego, 87,8%,
  • Ave, 87%,
  • Cávado 83,9%

Das 57 albufeiras monitorizadas - a cada bacia hidrográfica pode corresponder mais do que uma albufeira -

  • 23 apresentam disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total
  • 10 têm disponibilidades inferiores a 40%.