O Presidente da República desmaiou após sentir uma indisposição, esta quarta-feira, durante uma visita à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, no campus da Costa de Caparica, no concelho de Almada.
Marcelo Rebelo de Sousa, que já teve alta hospitalar, explicou o que fez (e o que bebeu) antes de ter uma “quebra de tensão repentina”.
“Eu não costumo almoçar. Tomei aquilo que tomo normalmente e fui a conduzir bem (…) Antes da parte dos discursos da cerimónia tinham-me proposto um brinde com moscatel e eu disse não, porque vou falar. Com isto, acabei por beber o moscatel quente, [num momento] mais tarde. E eu acho que deve ter interagido, provavelmente, com a digestão. Comecei a sentir logo a seguir os mesmos sintomas que tinha tido em [junho de 2018] em Braga, que é uma quebra de tensão repentina”, contou.
Os meios de socorro foram deslocados para o local. O Presidente foi transportado “por precaução" para o Hospital de Santa Cruz, em Carnaxide, concelho de Oeiras, onde esteve a realizar exames.