País

Livre critica falta de diálogo com Governo: "Maioria absoluta tem muito caminho para fazer"

O Livre foi esta sexta-feira o primeiro partido a ser recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, em Belém. À saída, deixou críticas às políticas do Governo para enfrentar crise na habitação.

Loading...

“A maioria absoluta tem muito caminho para fazer para poder chamar a si mesma dialogante”, disse Rui Tavares, à saída da audiência com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que recebe esta sexta-feira todos os partidos com assento parlamentar.

O Livre falou de uma “atitude de fechamento” do Governo, lembrando que António Costa prometeu aos portugueses uma maioria de diálogo. E dá como exemplo uma medida de combate à crise na habitação, apresentada pelo partido e que até chegou a ser aprovada pelo PS na generalidade.

“O Livre introduziu em outubro do ano passado uma medida para possibilitar que as pessoas passassem da taxa variável para a taxa fixa, sem penalizações nem obstáculos por parte dos bancos, e que os bancos tivessem de ter oferta universal de taxa fixa”, explicou Rui Tavares.

E continuou:

“Essa proposta foi aprovada na generalidade e depois o PS mudou de voto e chumbou na especialidade para depois o Governo, um dia depois, apresentar exatamente a mesma proposta”, revelou.

O Livre defende que, se a medida estivesse agora implementada, as famílias já tinha poupado centenas de euros. Rui Tavares disse ainda que o partido quer fazer com que a esquerda volte a ter debates do futuro, como é o caso do passe ferroviário nacional, o programa “Casa, Conforto e Clima” e o debate da herança social.