País

Tortilha à venda em supermercados portugueses pode estar ligada a casos de botulismo

Quem consumir uma destas três tortilhas e apresentar sintomas como fadiga, fraqueza e tonturas, visão turva e dificuldade a engolir e falar deve “dirigir-se ao respetivo centro de saúde ou contactar a linha Saúde 24”. Estão à venda em três supermercados em Portugal.

Tortilha à venda em supermercados portugueses pode estar ligada a casos de botulismo
Canva

A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) alerta os consumidores para não comerem tortilha de batata fresca pré-embalada, após as autoridades espanholas identificarem cinco casos de botulismo "presumivelmente relacionados" com este consumo. O produto em questão é vendido nos supermercados Lidl, Minipreço e Auchan.

Não existem, até ao momento, em Portugal, casos de botulismo associados ao consumo dos produtos suspeitos.

Na quinta-feira, as autoridades espanholas anunciaram que foram confirmados cinco casos de botulismo, mais dois classificados como prováveis, "presumivelmente relacionados" com o consumo de tortilha fresca pré-embalada de várias marcas, lê-se numa nota da DGAV.

A Agência Espanhola de Segurança Alimentar e Nutrição esclareceu que em quatro dos casos foi identificado o mesmo fabricante.

Um grupo espanhol decidiu, por precaução, retirar, de forma voluntária, estes produtos do mercado, suspender a sua produção e avisar os consumidores para não consumirem os produtos suspeitos e os devolverem ao local onde foram comprados.

Segundo as últimas informações disponíveis, em Portugal, o produto em causa foi distribuído para três operadores económicos.

  • Tortilha de batata com cebola”, 600g, Marca: Chef Select, distribuido por Lidl;
  • Tortilha Fresca Plato”, 600g, Marca: Dia, distribuído por: Minipreço; e,
  • Tortilha Fresca C/C Plato”, 600g Marca: Auchan, distribuído por: Auchan

"Apesar de os operadores económicos já estarem a proceder à retirada voluntária do produto do mercado, alerta-se os consumidores, por precaução, para não consumirem os produtos em causa e os devolverem aos locais onde os adquiram", vincou.

A DGAV disse ainda que, caso o consumidor destes produtos apresente sintomas como astenia acentuada (fadiga, perda ou diminuição da forma física), fraqueza e tonturas, visão turva e dificuldade a engolir e falar deve dirigir-se ao respetivo centro de saúde ou contactar a linha Saúde 24.

A DGAV é um serviço central da administração direta do Estado, com autonomia administrativa.