Já foi dominado o incêndio que deflagrou na passada terça-feira à tarde em Cascais, mas esta quarta-feira mantiveram-se no terreno quase 500 operacionais e meios aéreos para evitar reacendimentos.
Com as chamas a ameaçar as casas, homens e mulheres juntaram-se munidos de baldes de água e mangueiras para evitar aquilo que se temia.
A vontade da população não foi suficiente e o fogo empurrado pelo vento acabou por levar a melhor. A única solução foi deixar tudo e procurar abrigo longe das chamas e já sob ordens dos militares da GNR.
Um final de tarde de terça-feira difícil no Zambujeiro e no Pisão, em Alcabideche com mais de 70 pessoas a serem retiradas de casa.
Com o cair da noite, e já com as ruas e casas vazias, chegou a vez de retirar os mais de 600 animais do canil municipal e da Associação São Francisco de Assis.
As tréguas com as chamas chegaram só com o amanhecer e com o serenar do vento que chegou a registar rajadas de 80 km por hora.
Durante esta quarta-feira, esteve no local um dispositivo de bombeiros reforçado ao longo do dia para garantir que a situação não piorasse.