País

GNR identifica casal que mudou de casa há dois meses e deixou cão abandonado

Animal ficou abandonado num anexo da habitação, depois dos donos se terem mudado para outra casa, em Leiria. Era alimentado por vizinhos até ser resgatado pelos militares.

GNR identifica casal que mudou de casa há dois meses e deixou cão abandonado
Lusa

Uma mulher e um homem, de 56 e 59 anos, foram identificados pela GNR pelo crime de abandono de animal de companhia, na localidade de Colmeias, no concelho de Leiria. O casal mudou de casa, em maio, e deixou num anexo um cão, que só agora foi recolhido e levado para o canil municipal da cidade, revelou esta sexta-feira a força de segurança.

No seguimento de um alerta a dar conta de um canídeo abandonado, desde o mês de maio, no anexo de uma residência, na localidade de Colmeias, os elementos do Núcleo de Proteção do Ambiente (NPA) apuraram que os proprietários do animal tinham mudado de domicílio, deixando o animal abandonado na antiga residência, o qual vinha sendo alimentado por vizinhos”, adiantou a GNR.

Os dois suspeitos foram localizados e identificados na quarta-feira pelos militares, que remeteram os factos ao Tribunal de Leiria

A GNR avisa “que a prática de abandono de animais de companhia constitui um crime punível com pena de prisão até seis meses ou com pena de multa até 60 dias”.

A força de segurança, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), apela "à denúncia de eventuais situações de maus-tratos ou abandono". Estas participações podem ser feitas através da Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520).