País

Trânsito restabelecido nos dois sentidos da A5 após incêndio

Uma casa chegou a ser evacuada por precaução. O Parque Florestal de Monsanto, às portas da cidade (na área ocidental), tem mais de 900 hectares, sendo conhecido como "o pulmão de Lisboa".

Trânsito restabelecido nos dois sentidos da A5 após incêndio
Canva

O trânsito foi reaberto na Autoestrada 5 (A5) em ambos os sentidos, anunciou esta madrugada a Brisa, após um incêndio numa viatura na A5 se ter alastrado ao Parque Florestal de Monsanto.

Ainda assim, "há duas vias cortadas no sentido Lisboa-Cascais nos primeiros 650 metros da autoestrada", referiu a concessionária da Autoestrada 5, numa nota divulgada por volta das 05:30.

Cerca das 23:30 de sábado, a empresa tinha anunciado a reabertura da via no sentido Cascais-Lisboa, embora os acessos ao Viaduto Duarte Pacheco, em Lisboa, se mantivessem cortados nos dois sentidos.

Por volta das 00:00, em declarações aos jornalistas no local, o vereador da Proteção Civil do município de Lisboa explicou que um veículo acidentado, e parado na berma no sentido Lisboa-Cascais, "se incendiou e depois pegou fogo ao Parque Florestal de Monsanto [atravessado pela autoestrada]".

"De seguida, descaiu e pegou fogo noutro ponto", acrescentou Ângelo Pereira, destacando a "rápida prontidão" dos bombeiros do concelho e de municípios vizinhos, numa noite em que as forças de socorro e segurança estão com muitos meios mobilizados para a Jornada Mundial da Juventude, com milhares de pessoas concentradas no Parque Tejo.

Também neste briefing, o 2.º comandante do Regimento de Sapadores Bombeiros do concelho, Alexandre Rodrigues, explicou, ao início da madrugada, que uma casa junto a uma encosta foi evacuada por precaução.

Sobre a identificação dos ocupantes do veículo em que o incêndio teve origem, o representante afirmou que, ao chegarem ao local, os operacionais "não conseguiram identificar ninguém na viatura" e que a GNR já tomou conta da ocorrência.

O dispositivo mobilizado chegou a envolver 66 elementos dos Sapadores Bombeiros, 36 bombeiros voluntários de Lisboa e 30 operacionais de outros concelhos da Grande Lisboa, como Oeiras e Sintra.

O regimento tinha informado anteriormente que o incêndio teve início cerca das 22:00 de sábado e foi dado como extinto às 23:15.

As informações disponibilizadas na página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil indicam que o fogo teve início entre as freguesias de Benfica e Campo de Ourique.

O Parque Florestal de Monsanto, às portas da cidade (na área ocidental), tem mais de 900 hectares, sendo conhecido como "o pulmão de Lisboa".

É uma mata diversificada, com equipamentos desportivos, culturais e de lazer.