Por causa da contaminação das águas, os banhos na praia de Matosinhos estão desaconselhados até segunda feira. A autarquia garante estar atenta a descargas ilegais na ribeira que desagua na praia.
Esta praia é acessível a todos, mas por estes dias não é para banhos. As análises da Agência Portuguesa do Ambiente revelaram a presença de micro-organismos que alteraram a qualidade da água do mar.
Por causa da contaminação microbiológica, a bandeira vermelha foi hasteada em Matosinhos, mas nem todos cumprem a recomendação.
Ainda não se sabe o que está na origem da contaminação microbiológica, mas o foco poderá estar na ribeira onde, no passado, já houve várias descargas ilegais.
A investigação compete à Agência Portuguesa do Ambiente e a câmara de Matosinhos garante estar atenta.
Em junho, esta praia com cerca de um quilómetro de extensão já tinha estado interdita a banhos por contaminação da água.
Na praia de Matosinhos as águas têm menos movimento e é muito mais suscetível a pequenos fenómenos de poluição, a preocupação é sempre tomar medidas para proteger a população, segundo Susana Gonçalves do departamento da Proteção Civil de Matosinhos.
Aguarda-se, agora, pelos resultados das análises de monitorização da Agência Portuguesa do Ambiente, mas pelo menos até segunda-feira os banhos estão desaconselhados em Matosinhos.