País

“Verão Sem Limites”: jovens ucranianos passam férias em Portugal

Durante uma semana e meia ganharam novos amigos, conheceram cidades, praias e vilas diferentes. Na mala de viagem e no regresso a casa levam as memórias e uma nova perspetiva sobre o futuro.

Crianças refugiadas ucranianas brincam com a bandeira da Ucrânia durante um evento que assinala o Dia da Independência do país e o marco de seis meses da invasão russa, em Bucareste, na Roménia.
Loading...

14 jovens ucranianos estão a passar 10 dias de férias em Portugal, no âmbito do projeto "Verão Sem Limites". Uma iniciativa do Governo da Ucrânia com o apoio da Associação dos Refugiados Ucranianos em Portugal.

Têm entre nove e 15 anos. Deixam para trás a Ucrânia e uma guerra que dura há quase ano e meio.

São 14 ao todo e durante 10 dias andaram em Lisboa e arredores. Um “Verão Sem Limites” é o nome desta iniciativa apoiada pela Associação de Refugiados Ucranianos em Portugal.

Foi aberto um concurso e tiveram de escrever uma carta a explicar os motivos que os fizeram vir para Portugal.

Todos guardam um sonho de algo. É o caso de Iryna de 11 anos que parte de uma família de cinco: mãe, pai, irmã e a gata.

Quer ver como vivem as outras pessoas e sentir a natureza distante da guerra.

Pediram para estar perto do mar e, por isso, estão alojados em Mafra no centro de acolhimento da Associação dos Refugiados Ucranianos em Portugal. Voltam a ser crianças, ganham novas experiências e esquecem, por alguns dias, o ambiente da guerra.

Durante uma semana e meia ganharam novos amigos, conheceram cidades, praias e vilas diferentes.

Na mala de viagem e no regresso a casa levam as memórias e uma nova perspetiva sobre o futuro.