País

Opinião

Até agora, programa Mais Habitação só "assustou proprietários e fez subir rendas"

Opinião do comentador da SIC Luís Marques Mendes, que defende um entendimento entre os dois maiores partidos para arranjar uma solução que baixe o preço das casa.

Loading...

O comentador da SIC Luís Marques Mendes acredita que o programa "Mais Habitação" não vai resolver a crise.

No habitual espaço decomentário no Jornal da Noite da SIC aos domingos, defendeu um entendimento entre os dois maiores partidos para uma "estratégia" que faça baixar os preços das casas.

"Preços altíssimos na habitação matam o chamado elevador social. O que é o elevador social? É uma pessoa poder a partir de uma mudança de emprego ir subindo na vida. Espero que o pacote "Mais Habitação", se vier a ser promulgado, ajude a resolver isto, sendo certo que até ao momento o contributo que deu foi assustar proprietários, fazer subir rendas e, com isso, tornar a vida mais cara", afirmou.

Ministra diz que proposta é equilibrada, Marcelo decide em breve

A ministra da Habitação já respondeu às declarações do Presidente da República sobre o programa “Mais Habitação”. Marcelo Rebelo de Sousa diz que já leu a proposta e que vai decidir durante as férias.

O Presidente tem até dia 29 de agosto para se pronunciar sobre o programa que quer responder à crise na habitação em Portugal.
Condomínios a oporem-se a novos alojamentos locais e rendas antigas atualizadas à inflação são alguns dos pontos da proposta.

Apesar de haver partidos que se opõe, como é o caso do PCP, também o CDS está contra. Apesar de não ter assento parlamentar, já pediu ao Presidente da República para enviar este pacote Mais Habitação para o Tribunal Constitucional, o líder do partido, Nuno Melo, considera que estas medidas do Governo são "típicas de regimes autoritários" e "profundamente desproporcionais".