Na semana da Jornada Mundial da Juventude, foi vandalizada uma estátua de Santo António, em Torres Novas, cuja reparação vai custar 13.000 euros.
A estátua de Santo António, em Torres Novas, na rotunda que possui o mesmo nome, foi inaugurada no passado dia 8 de julho. Esta foi uma homenagem da União de freguesias de Santa Maria, Salvador e Santiago ao padroeiro de uma festa local, que celebra este ano a centésima edição.
Durante a madrugada do último domingo da Jornada Mundial da Juventude, a estátua foi vandalizada. As cabeças do Santo e do menino Jesus foram arrancadas e desapareceram. Junto à estátua foram ainda colocados cartazes contra a religião.
Cabeças foram temporariamente substituídas por ilustrações
Os prejuízos são superiores a 13.000 euros, um custo que, para já, será assegurado pela autarquia, que garante a recuperação dos estragos. Até a recuperação estar concluída, no lugar das cabeças foram colocadas ilustrações da autoria de uma artista local.
Até ao momento, não são conhecidos suspeitos, mas este caso, que continua a ser investigado pelas autoridades, causou grande consternação nalgumas gentes desta freguesia.