Contas nas redes sociais associadas ao partido Chega têm partilhado o que parecem ser notícias de órgãos de comunicação social como, por exemplo, o Público e a Renascença. O estilo gráfico é o mesmo, mas os títulos não correspondem a qualquer notícia veiculada por estes meios.
O truque não é novo e foi usado pela Russia, após a invasão da Ucrânia, e é até usado em campanhas fraudulentas de cosméticos. O estilo gráfico é o mesmo, ou muito semelhante, mas as parecenças ficam por aí. O conteúdo, que o próprio André Ventura partilha e comenta, nunca foi publicado nos sites dos jornais.
Pertencem sim ao Folha Nacional, o jornal do Chega.
Tanto o Público como a Renascença já denunciaram a situação.
O que diz André Ventura?
André Ventura já reagiu à acusação. À SIC, recusou qualquer “tentativa de colagem” ou “plágio visual” e ripostou:
“Não se pode usar o vermelho porque o Público usa vermelho? (…) Nunca em caso algum o Chega pretendeu usar uma imagem que não fosse sua e mais parece uma perseguição à comunicação do Chega”, afirma Ventura.
Alguns exemplos das partilhas do Chega
Nesta publicação de 6 de agosto, o líder do partido partilhou um grafismo semelhante ao da Renascença, com um título e notícia que não existem no órgão de comunicação social.
Numa outra partilha, a notícia é apresentada com um grafismo semelhante ao do jornal Público.
A Entidade Reguladora para a Comunicação Social ja recebeu uma queixa contra o Chega, que está em apreciação. André Ventura admite que o Folha Nacional vai passar a ter uma marca própria para identificar o órgão do partido.