Há manuais escolares do 3.º e do 4.º ano que estão a ser entregues aos alunos já escritos. A Confederação de Pais tem também queixas de encarregados de educação que já pagaram os livros por lhes terem dito que não tinham direito a voucher. Perante os problemas, os diretores escolares pedem ao Ministério da Educação a clarificação das regras.
De quarta a sexta-feira, as escolas vão poder reavaliar as situações de famílias que não conseguiram ter acesso aos vouchers. Há também pais que antes do ministério decidir a reabertura da plataforma Mega já tinham gasto dinheiro nos manuais do 3.º e 4.º ano.
A Confederação de Pais diz que há queixas quanto a manuais utilizados que as escolas receberam e já entregaram aos alunos.
Diretores entendem que manuais do 1.º ciclo não devem ser reutilizados
Os diretores escolares esperam que os três dias de período excecional sirvam para uma avaliação mais clara, mas entendem que os manuais do 1.º ciclo não devem ser reutilizados.
Quanto aos pais que já assumiram os custos dos manuais, as escolas esperam indicações da tutela. Ao Ministério da Educação, os diretores escolares pedem a clarificação das regras para evitar a repetição de problemas no próximo ano letivo.