Os novos radares de velocidade entram esta sexta-feira em funcionamento nas estradas nacionais. A partir de agora, será controlada também a velocidade média do veículo entre dois locais.
Quem circula na estrada ao volante, já está habituado aos radares de velocidade instantânea. Para melhor controlar os excessos de velocidade, entra em funcionamento um novo tipo de radar, que vai calcular se, em média, um veículo andou mais depressa do que a lei permite num determinado trajeto.
Vamos à explicação
Ao passar por um radar de velocidade média, são registadas a matrícula do veículo e a hora da passagem. Alguns metros à frente, as mesmas informações são captadas por um segundo radar.
O que acontece depois é: com base nas horas de entrada e saída, é calculado o tempo que o veículo demorou a percorrer os dois pontos, assim como a velocidade média a que circulou.
Ou seja, se o tempo que o condutor demorou a percorrer o trajeto entre os dois radares for inferior ao estabelecido para a velocidade máxima permitida, significa que o condutor circulou em excesso de velocidade.
Se houver alguma infração, todas as informações serão enviadas para um centro de controlo e, poucos dias depois, a multa chegará a casa. Varia entre os 60 e os 2.500 euros.
Onde estão os novos radares de velocidade média?
Para já, são 12 os radares, todos sinalizados. Saiba aqui onde estão colocados.
Entram em funcionamento em todo o país, mas a localização não será fixa. Pode alternar entre 20 possíveis locais, mas o modo de funcionamento é sempre o mesmo.
Mais 37 novos radares no total
Para além dos 12 de velocidade média, entram em funcionamento no início deste mês de setembro outros 25 radares de velocidade.
De acordo com a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, nos últimos cinco anos, mais de 100 pessoas perderam a vida nos locais onde vão ficar implementados os novos radares.
No ano passado, foram registadas mais de 1,2 milhões de multas, quase o dobro do registado em 2021.