País

Homem morre à porta de centro de saúde que não o assistiu

O caso já está a ser alvo de um inquérito, após um emigrante de 89 anos ter morrido à porta da unidade de saúde, que aconselhou a família a ligar primeiro para o 112.

INEM
Loading...

Um homem morreu à porta do centro de saúde de Pedras Salgadas, em Vila Pouca de Aguiar. A família viu-se obrigada a chamar o 112, depois de não ter recebido qualquer ajuda da equipa do centro de saúde. A Administração Regional de Saúde do Norte abriu um processo de inquérito.

O caso aconteceu na última sexta-feira, dia em que um um emigrante de 89 anos sentiu-se mal em casa na aldeia de Soutelinho do Monte, em Vila Pouca de Aguiar. A família recorreu ao centro de saúde de Pedras Salgadas.

Uma sobrinha da vítima irrompeu pelas instalações do centro de saúde, mas, perante o pedido de ajuda e a descrição da situação, a resposta que recebeu foi para chamar o 112.

O pânico instalou-se e acaba por ser ativado o INEM e meios dos Bombeiros Voluntários de Vila Pouca de Aguiar, depois de uma chamada telefónica.

A distância entre o quartel e o centro de saúde de Pedras Salgadas é pouco mais de seis quilómetros. Desde que os meios foram ativados até ser dada a assistência à vítima passaram menos de quatro minutos. Entretanto, chegou a equipa médica do hospital de Chaves para auxiliar os bombeiros.

Em Vila Pouca de Aguiar, além da unidade de cuidados de saúde na sede do concelho, há ainda mais dois polos, este de Pedras Salgadas e em
Campo de Jales. O pedido de ajuda ao INEM não é incomum.

A Administração Regional de Saúde do Norte confirmou à SIC que o caso obrigou à abertura de um processo de averiguações para apurar todos os contornos.