País

"Baixa ou não baixa o IRS?": Montenegro considera "excelente" que Costa queira debater

O Presidente do PSD diz que o partido está pronto para debater com António Costa, mas exige respostas concretas, alegando que o primeiro-ministro é “doutorado em conversa”.

O presidente do PSD, Luís Montenegro
O presidente do PSD, Luís Montenegro
NUNO VEIGA

O presidente do PSD considerou esta quarta-feira "excelente" que o primeiro-ministro António Costa esteja disponível para debater consigo e lançou para a discussão um conjunto de questões relacionadas com a redução de impostos.

"Excelente, ótimo, o senhor primeiro-ministro quer debater comigo, então eu pergunto-lhe: baixa ou não baixa o IRS no ano de 2023 para todos os escalões, menos o último, e em particular para a classe média, baixa ou não baixa até uma taxa máxima de 15% para os jovens até aos 35 anos", questionou Luís Montenegro.

O líder do PSD falava aos jornalistas à margem de uma visita à BioBip- Bioenergy and Business Incubator of Portalegre, no Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), no decorrer da última ação inserida no programa 'Sentir Portugal', promovida pelo PSD naquele distrito.

"Retira de qualquer imposto ou contribuição ou não os prémios de desempenho e produtividade de quem tem melhor performance, melhor resultado nas suas atividades profissionais, quer ou não quer estabelecer na lei a atualização de escalões de IRS de acordo com a inflação", questionou ainda o líder social-democrata.

“Tem de dar respostas”, exige o PSD

Para Luís Montenegro, o PSD está pronto para o debate, mas exige respostas por parte do primeiro-ministro às questões colocadas pelo partido.

"Quer debater, senhor doutro António Costa, vamos ao debate, estamos aqui para isso, mas o senhor tem de dar respostas. O senhor doutor António Costa é doutorado em conversa, mas responde pouco e faz muito menos", criticou.