País

Quatro sismos em Portugal na primeira semana de setembro: há relação com o de Marrocos?

Um sismo de 3,7 na escala de Richter foi este sábado registado a seis quilómetros de Santiago do Cacém. O abalo foi sentido em Évora, Alcácer do Sal, Grândola e Sines. Não provocou vítimas nem danos materiais.

Loading...

A magnitude até pode ter sido considerada pequena, mas aos Bombeiros Voluntários de Santo André receberam, durante a madrugada deste sábado, chamadas de residentes momentos após o sismos.

Com o epicentro a seis quilómetros a noroeste de Santiago do Cacém, em Setúbal, foi registado às 00:49 horas, com uma magnitude de 3,7 na escala de Richter.

“Foi sentido por várias pessoas. Temos registo de mais de 150 testemunhos. Os efeitos foram apenas a esse nível”, disse à SIC Fernando Carrilho, diretor do serviço de sismologia do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O sismo deste sábado é o maior dos últimos 14 anos numa área com raio de 150 quilómetros. É também o mais recente dos vários ocorridos em setembro.

Na primeira semana do mês, foram registados quatro sismos com epicentro em Portugal continental: dois no Algarve e outros dois perto de Montemor-o-Novo e de Arouca, sempre com magnitude abaixo de 3,9.

Apesar da proximidade territorial e temporal, os especialistas não acreditam haver relação entre os recentes sismos em Portugal e o sismo de Marrocos.