País

Força Aérea e Marinha resgatam participante de regata ao largo da Madeira

Segundo um comunicado da Marinha Portuguesa, o veleiro onde seguia o participante da Ocean Globe Race emitiu um pedido de auxílio durante a manhã desta segunda-feira. Como se tratava de uma situação de emergência, foram mobilizadas duas aeronaves da Força Aérea.

Marinha Portuguesa
Marinha Portuguesa
Reprodução/ Marinha Portuguesa

A Força Área e a Marinha Portuguesa resgataram, esta segunda-feira, um participante francês da regata Ocean Globe Race, ao largo da Madeira. O homem de 55 anos apresentava ferimentos numa perna e foi transportado de urgência para uma unidade hospitalar do Funchal.

Tal como se pode ler num comunicado da Marinha Portuguesa, o veleiro onde seguia o participante da Ocean Globe Race - que se encontrava a navegar a cerca de 242 milhas, o equivalente a cerca de 448 quilómetros, a Nordeste da Ilha de Porto Santo - emitiu um pedido de auxílio, que chegou ao Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa por via de chamada telefónica pelas 09:04, relatando que o tripulante apresentava um profundo golpe na perna, com abundante perda de sangue.

“De imediato, foi informado o Centro de Orientação de Doentes urgentes MAR que efetuou a avaliação do estado da vítima, considerando a situação como uma evacuação médica urgente”, adianta a Marinha.

Foram destacadas duas aeronaves

Como se tratava de uma situação de emergência, foi mobilizada uma aeronave EH-101 e uma aeronave P3-C da Força Aérea Portuguesa para efetuar o resgate do tripulante e o seu posterior transporte até ao Aeroporto do Funchal, onde chegaram pelas 18h45.

Depois, o velejador foi transportado por ambulância para uma unidade hospitalar do Funchal.