Por falta de dinheiro, cada vez mais pessoas estão a deixar as suas casas e a viver em tendas. É uma realidade que denunciámos no Primeiro Jornal no início da semana, mostrando o que se passa na Quinta dos Ingleses, em Carcavelos.
A Segurança Social e a Câmara de Cascais estão em conjunto a acompanhar as famílias que vivem em tendas na Quinta dos Ingleses, em Carcavelos. A maior parte ficou sem casa e não tem dinheiro para alugar um quarto ou um apartamento na região de Lisboa.
No mesmo dia em que a SIC deu a conhecer as histórias de João, Andreia e Márcia, uma equipa da Câmara de Cascais visitou a Quinta dos Ingleses. Não terá sido a única vez.
Um dia depois, funcionários da Segurança Social terão passado no local para perceber quantas pessoas estariam na situação de sem abrigo e quem
poderia precisar de ajuda.
A confirmação acabou por ser dada num breve comunicado.
“A equipa local do Núcleo de Planeamento e Intervenção com Pessoas em Situação de Sem Abrigo coordenada pelo município, e da qual a Segurança Social faz parte, está a acompanhar a situação”.
Só não se sabe que tipo de ajuda terá sido oferecida e quantas pessoas estarão a ser acompanhas pelas equipas da câmara e da Segurança Social. A única certeza é que a maior parte dos que aqui vivem são imigrantes.
Sem condições financeiras para pagar um quarto ou uma casa, a única opção, dizem, foi ocupar este espaço privado que fica em frente à praia de Carcavelos.
Falam em preços absurdos no mercado de arrendamento e há até quem se recuse a continuar a procurar casa até que os valores baixem.