Assinala-se esta segunda-feira o primeiro Dia Nacional da Sustentabilidade que quer alertar a população para a emergência climática. O ministro do Ambiente acredita que Portugal poderá cumprir as metas definidas pelas Nações Unidos até 2030, mas os ambientalistas têm dúvidas.
Nos últimos 50 anos foram cumpridas, a nível mundial, apenas 10% das metas ambientais definidas pelas Nações Unidas. E, por isso, Governo, autarquias, empresas e cidadãos devem trabalhar em conjunto.
Apesar dos investimentos na mobilidade, as emissões de gases poluentes continuam a aumentar. Mas, em Portugal, os problemas ambientais sentem-se em várias áreas.
Ministro fala em aumento de investimento
Duarte Cordeiro, ministro do Ambiente, nota que o Plano de Recuperação e Resiliência “evoluiu de 38% para 41% de verbas destinadas à parte ambiental”. Contudo, reconhece que há áreas em que o país está “atrasado”, nomeadamente na economia circular e dos resíduos.
O ministro garante que o Governo está convicto de que as políticas que estão a ser desenhadas “são suficientes para atingir os objetivos”, mas caso não sejam promete agir em conformidade.
No primeiro Dia Nacional da Sustentabilidade a mensagem é clara: Portugal tem de fazer mais para alcançar as metas.