O ministro da Saúde admite dificuldades nos primeiros dias da vacinação contra a gripe e a covid-19. Pode mesmo haver necessidade de remarcar a data da vacinação, mas Manuel Pizarro garante que haverá vacinas para todos.
O ministro da Saúde garante que está tudo pronto para o arranque da campanha de vacinação contra a covid-19, mas alerta que nem toda a gente se vai conseguir vacinar nos primeiros dias.
"Vai haver vacinas para toda a gente que tem indicação para se vacinar e não vai haver vacinas para toda a gente no primeiro dia, nos primeiros dias vai haver dificuldades porque não recebemos as vacinas todas", explica Manuel Pizarro.
Da mesma forma, o ministro acrescenta que a produção da nova vacina para combater novas estirpes da covid-19 só foi aceite no final de agosto e, por isso, ao longo das semanas, mais doses chegarão.
"A nova vacina da covid-19 foi produzida para as novas estirpes a autorização de produção só foi dada no final de agosto, temos centenas de milhares de doses dessa vacina, vamos ter todas as necessárias mas vão chegando ao longo das semanas, as pessoas que estejam tranquilas", conclui.
Vacinação da gripe e covid-19 arranca a 29 de setembro nas farmácias
A campanha de vacinação contra a covid-19, que este ano decorre em simultâneo com vacinação da gripe, arranca no dia 29 de setembro, abrange as pessoas com 60 ou mais anos, grávidas, residentes em lares, profissionais de saúde, trabalhadores dos lares e doentes crónicos.
Esta vacinação decorrerá em simultâneo nas farmácias comunitárias para os maiores de 60 sem comorbilidades, nos estabelecimentos de saúde do Serviço Nacional de Saúde para doentes crónicos, nos lares e nas prisões.