O atendimento do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), no Porto, começa às 9h da manhã. Esta quinta-feira, o primeiro utente chegou às 6h40. E não ficou muito tempo sozinho.
A contar com filas de metros, há até quem tome medidas para tornar a espera menos desesperante.
David tem mais de 70 anos. Precisa de renovar a carta de condução de dois em dois anos e lamenta não poder usar a plataforma digital do IMT, em vez de ir ao balcão.
"Quem não tem Cartão de Cidadão não pode renovar online e não pode marcar uma hora. Não há outra opção: é só fila"
O cancelamento de matrículas, a alteração de características dos veículos e a certificação de licenciamento de motoristas TVDE são exemplos de assuntos tratados no IMT.
Alguns podem ser feitos na Internet. Mas a maior parte dos casos implica o atendimento presencial.
IMT não dá respostas
quando as portas abriram, eram perto de 20 as pessoas concentradas à porta. Um dia calmo, segundo alguns utentes, comparado com o que têm sido os últimos tempos.
A SIC contactou o IMT, mas ainda não teve resposta.