País

Verão cada vez mais longo exige "alguma flexibilidade" de meios, apela ministro

O plano de segurança nas praias e nas florestas poderá ser ajustado às condições meteorológicas já no próximo ano. O anúncio foi feito pelo ministro da Administração Interna na apresentação do balanço deste ano.

Loading...

Matosinhos foi o local escolhido para prestar contas do esforço conjunto de patrulhamento da PSP, GNR e Polícia Municipal durante a época balnear, no âmbito da operação “Verão Seguro”. O evento juntou a ministra da Defesa e o ministro da Administração Interna, que deixou um “apelo” para o próximo ano.

“Deixei ficar um apelo a todos os serviços para, na preparação do plano de segurança balnear para 2024, se comece também a ter já a preparação de alguma flexibilidade nos planos de segurança”, declarou José Luís Carneiro, referindo-se às condições meteorológicas que, este ano, têm levado muitos banhistas numa altura em que já não seria esperada tal afluência.

O governante deu ainda como exemplo “este fim de semana de calor”, em que foi necessário “reforçar os meios” de vigilância das florestas.

Já sobre o Orçamento do Estado, o ministro que tutela as forças de segurança garantiu que os seus operacionais “vão beneficiar do mecanismo de progressão mais acelerado”, salientando que têm enfrentado um desafio a dobrar este ano com o elevado número de turistas a procurar Portugal e que, ainda assim, se assistiu a uma descida da criminalidade grave e violenta na ordem dos 24%, em comparação com os dados de 2013.