País

Pela primeira vez, a Miss Portugal é uma mulher transgénero

Pela primeira vez, uma mulher transgénero venceu o concurso Miss Portugal. Marina Machete, de 28 anos, é agora uma das candidatas a Miss Universo 2023.

Loading...

Dias antes de ganhar o título de Miss Portugal, a modelo usou as redes sociais para dizer que sentia orgulho em ser a primeira mulher trans a competir pelo título. A publicação tem mais de 500 comentários. Não foi difícil encontrar quem criticasse a vitória ou optasse por ofender a vencedora.

A modelo alertou para o aumento do preconceito em relação às pessoas transgénero, ou seja, alguém que não se identifica com o género atribuído à nascença. A hospedeira de bordo defende que a educação é a única forma de combater a ignorância.

Marina Machete é a terceira mulher transgénero a competir pelo título mundial. Há cinco anos, Angela Ponce foi coroada Miss Espanha e, em julho deste ano, a Holanda também elegeu uma modelo trans.

O concurso internacional passou a autorizar a participação de pessoas transgénero em 2012, depois de uma chuva de críticas. Na altura a concorrente canadiana foi desqualificada por ser uma mulher transgénero.

A coroa de Miss Universo vai ser disputada em novembro deste ano em El Salvador, na América Central.