O relatório final da Comissão Técnica de avaliação do novo aeroporto ficará pronto dentro de um mês. A SIC apurou que o documento será entregue na segunda semana de novembro, cumprindo os prazos previstos.
O relatório final da Comissão Técnica de Independente de avaliação às cinco localizações e nove opções para o novo aeroporto será entregue dentro dos prazos entre 6 e 10 de novembro, “sem derrapagens”.
O relatório avaliará 21 fatores críticos de decisão, mas não vai dizer onde deve ficar o aeroporto, ou se vão fazer, para já, apenas uma pista ou um aeroporto único com duas pistas que substitua a Portela.
Essa decisão será política com base nos resultados da avaliação aos 21 fatores críticos de decisão. A partir daí, o Governo e o PSD, que acordaram a metodologia de trabalho, terão os dados para avaliar e decidir com base nas vantagens e desvantagens de cada uma das opções.
Vendas Novas, Campo de Tiro de Alcochete, Santarém, Poceirão-Rio Frio e Montijo são as novas localizações em estudo. O relatório final será colocado em consulta pública até final de novembro.
Em dezembro serão tratadas as sugestões da consulta pública e a partir de janeiro pode ser conhecida a solução ainda antes da privatização da TAP