Está a decorrer no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, um curso de Transporte e estabilização Neonatal e Pediátrico direcionado a profissionais de saúde. O objetivo é preparar médicos e enfermeiros para lidar com situações de emergência reais com crianças e recém-nascidos.
Para formar os profissionais de saúde, são realizados exercícios e simulações de situações reais que acontecem nas unidade de saúde do país.
“É um curso cujo o objetivo é sobretudo formar profissionais de saúde, médicos e enfermeiros na área da estabilização e transporte quer do recém-nascido, quer da criança gravemente doente”, disse o diretor do agrupamento de Pediatria do Centro Hospitalar Lisboa Norte, Francisco Abecasis.
O curso conta com vários formandos vindos de todo o país, que durante três dias vão realizar este curso prático intensivo.
Em Portugal existem quatro ambulâncias preparadas para transporte neonatal e pediátrico e encontram-se nas cidades de Lisboa, Porto, Coimbra e Faro.
“Portugal é dos poucos países do mundo que tem um transporte organizado, que cubra todos o território nacional. Portanto qualquer recém-nascido ou criança que precise de um transporte diferenciado, em Portugal irá tê-lo”, acrescenta Francisco Abecasis.
Só em Lisboa, a equipa é composta por mais de 70 elementos, entre eles médicos, enfermeiros e técnicos do INEM, que transportam todos os anos, em média, 650 e 700 recém-nascidos e crianças.