O incêndio que lavra no concelho de Porto Moniz, na Madeira, obrigou dezenas de pessoas a passar a noite numa escola e num pavilhão da vida. A proximidade das chamas deixou várias casas em perigo.
Um total de 15 crianças e 20 adultos foram acolhidos nas estruturas da vila, devido ao incêndio. Esta quinta-feira, pelo menos uma mulher ficou ferida sem gravidade e um lar de idosos teve de ser evacuado.
Há ainda outros focos ativos na ilha, nomeadamente no concelho da Calheta, onde o incêndio começou, esta quarta-feira. Desde então, as chamas já consumiram praticamente metade do território.
O Governo da Madeira ativou entretanto o plano regional de emergência de proteção civil.
Durante a manhã desta sexta-feira, chegam ao arquipélago os meios de combate vindos do continente. Foram enviados para a Madeira 55 bombeiros e um avião da Força Aérea.
Costa da Madeira em aviso laranja
Toda a região costeira da Madeira e a ilha de Porto Santo estão, esta sexta-feira, sob aviso laranja devido à “persistência de valores muito elevados da temperatura máxima”. A zona montanhosa da Madeira, no centro da ilha, estará sob aviso é amarelo.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os aviso laranja prolonga-se até às 23:00 de sábado, baixando depois para aviso amarelo.
Entre sexta e domingo, a temperatura máxima prevista oscila entre os 30ºC e os 32ºC e as mínimas variam entre 24ºC e 25ºC. Em Porto são espera-se que os termómetros variem entre os 21ºC e os 28ºC até ao final do fim de semana.