País

"Israel tem todo o direito a defender-se mas deve respeitar os civis palestinianos", alerta Costa

No Algarve, o primeiro-ministro acrescentou que as mulheres, os homens e as crianças que vivem na Faixa de Gaza têm de ver assegurado o seu direito humanitário.

Loading...

O primeiro-ministro, António Costa, defendeu este sábado que os israelitas têm o direito de se defender militarmente, mas deixa o alerta para respeitarem os civis de Gaza.

“Israel tem todo o direito a defender-se agindo militarmente sobre o Hamas, mas respeitando as populações civis da Palestina”, disse Costa, PS Presta Contas, onde apresentou a proposta do Orçamento do Estado para o próximo ano.

No Algarve, o governante português acrescentou que “as mulheres, os homens e as crianças que vivem na Faixa de Gaza” têm de ver assegurado “o seu direito humanitário”.

Esta sexta-feira, Israel ordenou nesta sexta-feira a retirada de "todos os civis" de Gaza para o sul, cujo prazo terminou na tarde deste sábado, antes de uma ofensiva terrestre contra o Hamas, em resposta ao ataque do movimento islamita palestiniano, que ocorreu precisamente há uma semana.

Segundo o correspondente da SIC no Médio Oriente, Henrique Cymerman, cerca de 600 mil pessoas "desobedeçam" o Hamas e deixaram as suas casas, seguindo as ordens do exército israelita.