A chuva intensa provocada pela depressão Aline já provocou inundações no norte do país, sobretudo na região do Porto. Há registo de ruas alagadas e de parques de estacionamento inundados.
Nas redes sociais, surgem vídeos que mostram carros a circular com dificuldade por causa da grande quantidade de água acumulada nas ruas.
O comandante dos sapadores do Porto, Carlos Marques, revela que já foram registadas 70 ocorrências, das quais 40 entre as 18:00 e as 20:00 desta quarta-feira, altura em que ocorreu “um pico de precipitação”.
“São ocorrências relativamente ligeiras, inundações, quedas de árvores e algumas estruturas. Não há para já feridos a registar”, afirma.

Uma família realojada na zona do Bonfim
O autarca do Porto, Rui Moreira, acrescentou que uma família com três crianças a viver na zona do Bonfim teve que ser realojada e explicou que a casa ficou “sem condições de habitabilidade”.
“O que conhecemos daquela zona é que, por causa destas chuvas torrenciais, não tem condições de habitabilidade. Estamos a tentar adquirir aqueles terrenos para criar ali bacias de retenção”.
A tempestade que aí vem chama-se Aline e trará ventos acima dos 100 quilómetros por hora, ondas até 14 metros e muita chuva. A soma de tudo isto resulta num mapa de Portugal continental, de norte a sul e este a oeste, sob aviso laranja.