País

Ex-emigrante espera há cinco anos por pensão da Segurança Social

Esteve nos Estados Unidos, mas regressou à Madeira, onde quis viver a sua reforma. Depois de chegar, recebeu informação que ia ter mais de 50 euros por mês. Mas, até agora, ainda nada recebeu.

Loading...

Um ex-emigrante nos Estados Unidos regressou à Madeira e espera há cinco anos por uma pensão de 50 euros. A Segurança Social não consegue explicar o atraso, mas garante à SIC que vai pagar e com retroativos.

Um emigrante madeirense em Nova Jérsia espera por uma pensão de 50 euros desde 2018. A Segurança Social garante que irá pagar e com retroativos.

Podia ser apenas a história de mais um emigrante de regresso para passar os anos da reforma na terra onde nasceu, mas Manuel Vieira, antigo funcionário do aeroporto da ilha de Jérsia, esbarrou na burocracia portuguesa.

Três meses depois de chegar, recebeu uns papéis da Segurança Social a propor-lhe uma pensão de velhice.

Seriam quase 50 euros a mais por mês pelos quatro anos de descontos em Portugal. Não é muito, mas ajudava se, de facto, o Centro Nacional de Pensões pagasse. O que ainda não aconteceu e não é por falta de reclamações.

A última vez que foi à Segurança Social foi em Junho e disseram que, após tantas queixas em papel, o melhor seria mandar um email.

A SIC também enviou um email ao Instituto de Segurança Social da Madeira que, de facto, confirma a história sem explicar a razão para esta longa espera. A única garantia é que o caso está sinalizado como urgente no Centro Nacional de Pensões e que a pensão será paga com retroativos.