País

Médicos de família? Ministro alerta que "vamos viver momentos difíceis até ao final de 2024"

O ministro da Saúde disse que esta semana deverá ser conhecido o mapa de vagas para internos e que o processo decorre em cooperação com a Ordem dos Médicos que tem contestado a alteração ao estatuto do médico.

Loading...

A campanha de vacinação sazonal está a decorrer deste o final de setembro e, no centro de saúde do Crato já muitos utentes receberam a vacina quer da gripe, quer da Covid-19. Portalegre, distrito envelhecido, tem cerca de 20 mil utentes sem médico de família.

"Vamos viver momentos difíceis até ao final do ano de 2024, mas estamos a fazer tudo o que é necessário para resolver o problema de dar a cada português um médico de família", diz o ministro da Saúde.

A alteração de última hora ao estatuto dos médicos causou a indignação da Ordem os Médicos. A proposta do PS é que o número de internos que entram nas especialidades e quem os pode formar é, agora, responsabilidade do Governo.

A recusa dos médicos em fazerem mais do que as 150 horas extras previstas já levou ao encerramento das urgências no hospital de Portalegre, onde a alternativa mais próxima é em Elvas, a 45 minutos.

Na iniciativa "Saúde Aberta", Manuel Pizarro com dois secretários de Estado vão percorrer o país para identificar as necessidades e conhecer projetos.