País

António Costa salienta "visita histórica" do Presidente da Guiné-Bissau a Portugal

Durante o encontro foi discutido o aprofundamento da relação bilateral, a cooperação ao nível da Comunidade de Países de Língua Portuguesa "e os múltiplos desafios" com que os dois países se deparam nos contextos regionais e global".

António Costa salienta "visita histórica" do Presidente da Guiné-Bissau a Portugal
JOSÉ SENA GOULÃO

O primeiro-ministro, António Costa, considerou esta terça-feira "histórica" a visita a Portugal do Presidente guineense, Umaro Sissoco Umbaló, por ser a primeira de Estado e por coincidir com os 50 anos da declaração da independência da Guiné-Bissau.

Esta posição foi transmitida pelo líder do executivo nacional na sua conta pessoal na rede social X (antigo Twitter), depois de ter recebido, em São Bento, o Presidente da Guiné-Bissau no âmbito da visita de Estado que está a realizar a Portugal.

"É uma visita histórica por ser a primeira visita de Estado de um Presidente guineense, e por coincidir com os 50 anos da declaração da independência da Guiné-Bissau", escreveu António Costa.

Durante a reunião com Umaro Sissoco Embaló, segundo o primeiro-ministro português, foi discutido o aprofundamento da relação bilateral, a cooperação ao nível da Comunidade de Países de Língua Portuguesa "e os múltiplos desafios" com que os dois países se deparam nos contextos regionais e global.