País

CGTP arranca semana de protestos contra baixos salários

A ação de luta começou num aeroporto, tendo em conta que é um sítio onde muitos partem para férias, privilégio que muitos trabalhadores não têm, segundo o sindicato.

Loading...

A CGTP começou esta manhã de quarta-feira no aeroporto, um protesto que pertence a uma semana de luta contra os baixos salários e pensões. Nos próximos dias, há protestos em todo o país até à manifestação nacional marcada para daqui a a duas semanas.

A CGTP arrancou esta quarta-feira no aeroporto de Faro com a primeira de várias ações de luta que, nas próximas semanas, vão decorrer em vários locais de trabalho. O objetivo é esclarecer e mobilizar os trabalhadores para a manifestação nacional de 11 de novembro, que visa a reposição do poder de compra.

A abordagem é direta à questão dos salários e à revindicação de que é preciso pagar mais pelo trabalho.

A CGTP escolheu - para arranque das semanas de luta - um lugar onde os funcionários se cruzam todos os dias com quem vem ou vai de férias, uma realidade, dizem os sindicatos, fora do alcance de muitos trabalhadores.

Nas próximas semanas, a CGTP vai multiplicar as ações em empresas e outros locais de trabalho. O objetivo é esclarecer os trabalhadores sobre o que dizem ser um Orçamento do Estado que não salvaguarda os interesses de quem vive do ordenado e mobilizar pessoas para as manifestações em Lisboa e no Porto, a 11 de novembro.

A primeira de várias ações de luta que a CGTP promete realizar nas próximas semanas apanhou o turno da manhã no aeroporto de Faro. No Algarve, há já nova ação marcada para sexta-feira num escola e no hospital da capital algarvia.