A Polícia Municipal e a Proteção Civil do Porto apelaram esta quinta-feira à população para que evite zonas com arvoredo na cidade e anunciou que a câmara mandou encerrar todos os parques urbanos, devido à chuva, vento forte e agitação marítima.
"Quem não precise de utilizar a viatura pessoal que não faça hoje durante o dia e evite as zonas com algum com arvoredo. Aliás, a Câmara Municipal do Porto acabou de encerrar todos os parques urbanos", apelou o comandante da Polícia Municipal do Porto, António Leitão da Silva, durante os trabalhos de remoção de uma árvore de cerca de 20 metros de altura, que caiu na Praça da República, obrigando ao corte de via.
O trânsito na Praça da República foi, entretanto, reaberto cerca das 12:30, quase quatro horas após a queda de uma árvore de grande porte que causou danos em viaturas e numa paragem de autocarro, revelou fonte do município.
Em declarações aos jornalistas, António Leitão da Silva acrescentou que o trânsito na zona da Areosa, na Avenida Fernão Magalhães, no sentido "ascendente" está também cortado, bem como está cortada a zona marginal da Dom Carlos I.
“Situação extrema”
"Estamos numa situação extrema (...). Temos neste momento algumas zonas da cidade do Porto que têm problemas de circulação complexos devido à queda de árvores e de outras partes de alguns edifícios na via pública. Neste caso da Praça da República, tivemos de fazer um corte total", esclareceu Leitão da Silva cerca das 10:40.
António Leitão da Silva avisou que se houver necessidade também se vai cortar uma parte da Avenida Brasil, na Foz do Porto, por estar junto à costa marítima, e pediu aos automobilistas para não estacionarem junto das zonas que tenham árvores na cidade do Porto.
Segundo o comandante da Proteção Civil do Porto, Carlos Marques, há registo de pelos menos 20 ocorrências no Porto, na maioria relacionadas com "quedas de árvores", mas também quedas de estrutura, algumas infiltrações e inundações em virtude dos aguaceiros fortes que se fizeram sentir.
Uma árvore (tília) com cerca de 20 metros de altura caiu pelas 08:50 na Praça da República, no coração da cidade do Porto, causando danos em viaturas e numa paragem de autocarro e vias cortadas, mas sem registo de feridos, disseram as autoridades municipais.
Avisos vermelho e amarelo
O IPMA colocou sete distritos de Portugal continental hoje e sexta-feira sob aviso vermelho devido à previsão de agitação marítima forte.
Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso vermelho entre as 09:00 de hoje e as 15:00 de sexta-feira, devido à previsão de "ondas de noroeste com altura significativa 7 a 8 metros, podendo atingir a altura máxima de 14/15 metros".
O aviso vermelho é o mais grave de uma escala de três (vermelho, laranja e amarelo).
Hoje está também previsto "um aumento da intensidade do vento, que soprará forte no litoral das regiões Norte e Centro, com rajadas até 90 quilómetros por hora (km/h), e nas terras altas, com rajadas até 110 km/h", podendo até superar aquele valor nos pontos mais altos da Serra da Estrela.
Por isso, o IPMA emitiu aviso amarelo de vento forte para hoje nos distritos de Viseu, Bragança, Porto, Guarda, Vila Real, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga.