A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) falava com as pessoas no mercado de Benfica, quando ecoou uma voz com um pedido. "Queremos mais casas", gritou um popular. Mariana Mortágua concorda.
“Sabemos que hoje Portugal enfrenta três grandes problemas, que são os salários, os preços dos bens, da alimentação, e também a habitação, que é o enorme flagelo que nos vai penalizando e consumindo uma parte importante do salário. O medo do futuro hoje é o medo de não ter uma casa amanhã, do salário não chegar para pagar as contas ou de o pequeno comércio não poder sobreviver por causa da inflação”, disse a coordenadora do BE.
Com o aumento do custo de vida e a crise na habitação, o poder de compra tem sido cada vez menor.
"O que preocupa as pessoas é a falta de casas e as condições de habitação que não estão garantidas (...) a forma como o preço das casas vai comendo o salário e a forma como o preço dos alimentos e da inflação vai comendo o salário. Isto prejudica não só quem não tem um salário para gastar como quem vive deste comércio", frisou Mariana Mortágua.
O Bloco de Esquerda apresenta cinco projetos de lei, que incluem a criação de um limite para o aumento das rendas no próximo ano.