País

Polémica no negócio do Lítio "não surpreende" em Montalegre

No café acompanha-se com atenção as notícias sobre a investigação que envolve o projeto de lítio em Montalegre. A contestação contra a exploração da mina do Romano sempre foi grande. Agora, há alguma esperança.

Loading...

A Câmara de Montalegre anunciou que vai interpor uma providência cautelar para travar a exploração de lítio na mina do Romano. A população, que sempre contestou o processo, vê agora alguns sinais de esperança.

No café, em Morgade, acompanha-se com atenção as notícias sobre a investigação que envolve o projeto de lítio em Montalegre. A contestação contra a exploração da mina do Romano sempre foi grande. E agora chega finalmente alguma esperança de travar um processo que, dizem, nunca foi transparente.

“Havia demasiado interesso por parte do Governo. Achávamos um pouco estranho”, diz um popular. "Não nos surpreende. Fomos sempre alertando que havia muita coisa esquisita", conta outro.

As associações contra a mina querem a anulação de todo o processo. Uma posição reforçada pela autarquia, que diz estar há dois meses a preparar uma providência cautelar para travar a exploração de lítio no concelho.

Recorde-se que em setembro a mina de lítio do Romano teve uma declaração de impacte ambiental favorável condicionada por parte da APA.

A Lusorecursos tenciona iniciar a exploração mineira em 2027.