País

“Se o Escária disser para a senhora fazer, ela faz”: as pressões da Start Campus ao Governo

Depois da substituição de João Galamba enquanto secretário de Estado da Energia, dois administradores da Start Campus combinaram enviar uma mensagem forte a Vítor Escária - chefe de gabinete do primeiro-ministro - sobre a ‘substituta’ Ana Gouveia.

A secretária de Estado da Energia e do Clima, Ana Fontoura Gouveia
A secretária de Estado da Energia e do Clima, Ana Fontoura Gouveia
Ricardo Lopes

O despacho de indiciação do Ministério Público sobre a Operação Influencer refere uma conversa telefónica entre os dois administradores da Start Campus sobre a nova secretária de Estado da Energia, Ana Gouveia, que substituiu João Galamba.

Afonso Salema e Rui Neves receavam a entrada de um novo membro no Governo numa altura em que havia questões a decidir sobre o Data Center de Sines.

Na conversa, dizem que vão mandar uma mensagem forte a Vítor Escária - chefe de gabinete do primeiro-ministro - porque “se o Escária disser para a senhora fazer, ela faz”.

Mais tarde, Salema dizia a Rui Neves que João Galamba pôs tudo na mesa e que já tinha o apoio do primeiro-ministro. Agora, “é preciso pôr tudo a mexer”.

O presidente executivo da Start Campus dizia que o Governo estava entusiasmado e agradeceu porque sem o apoio recebido era impossível fazer as diligências àquela velocidade.