País

Operação Influencer: Duarte Cordeiro não se demite e garante o licenciamento do Data Center

Cordeiro não foi constituído arguido, apesar de ser referido nas escutas da Operação Influencer. É mencionado no processo do Ministério Público sobre o licenciamento do Data Center de Sines.

Loading...

O ministro do Ambiente garante que o licenciamento do Data Center de Sines, projeto que está no centro da Operação Influencer não envolveu qualquer alteração à zona especial de conservação. Duarte Cordeiro afirmou esta segunda-feira que não se vai demitir.

No Parlamento onde discutiu o Orçamento do Estado para 2024, Duarte Cordeiro salientou que o projeto na área de prospeção e pesquisa, extração, refinação e baterias, no âmbito da cadeia de valor do lítio que o Governo queria desenvolver, já foram apresentadas intenções de investimento num valor superior a nove mil milhões de euros e a mais de oito mil empregos diretos.

O governante sublinhou ainda que Portugal tem a oitava maior reserva de lítio do mundo e a primeira da Europa e que se trata de um "material crítico" para a transição energética.

Cordeiro não foi constituído arguido, apesar de ser referido nas escutas da Operação Influencer. É mencionado no processo do Ministério Público sobre o licenciamento do Data Center de Sines. Questionado sobre esse processo, o ministro negou as acusações.

A poucos meses de cessar funções, Duarte Cordeiro espera que o clima de suspeita e desconfiança não comprometa os negócios em curso como os do lítio. Estima que o lítio venha a representar nove mil milhões de euros de investimento e mais de oito mil empregos diretos.