País

Dia Mundial da Diabetes: Portugal continua a ter das taxas mais altas de doentes na Europa

No Dia Mundial da Diabetes, a Direção Geral da Saúde revela que nos últimos quatro anos o custo do tratamento tem vindo a aumentar e atribuí esta subida ao maior número de casos. Na Europa, Portugal é um dos três países com mais casos.

Estima-se que cerca de 20% das pessoas com cancro tenham também diabetes e que as pessoas com diabetes apresentem um maior risco de desenvolver determinados tipos de cancro, além de menos anos de sobrevivência em média.
Estima-se que cerca de 20% das pessoas com cancro tenham também diabetes e que as pessoas com diabetes apresentem um maior risco de desenvolver determinados tipos de cancro, além de menos anos de sobrevivência em média.
Canva

Mais de um milhão de portugueses com diabetes tipo 2 não sabem que têm a doença porque não há manifestação de sintomas. A diabetes tipo 2 é na maioria das vezes hereditária e, por isso, a Associação Protetora dos Diabéticos Portugueses convida familiares de diabéticos a fazerem o rastreio.

"Calculamos que para Portugal, que cerca de 40% das pessoas que têm diabetes tipo 2, não sabem que a têm e daí a mensagem este ano é essencialmente alertar para que as pessoas conheçam o risco de desenvolver a doença", sublinha o clínico João Raposo

Marta Machado tem 46 anos e, há mais de 30 anos, acompanha a mãe nas consultas da diabetes. Agora, vai fazer o rastreio pela primeira vez. O rastreio é simples, só tem de responder a algumas questões.


Loading...

Custo do combate à diabetes aumentou quase 50%

Os aumentos no último ano nos medicamentos para a diabetes não têm passado despercebidos aos utentes.

"Os medicamentos abaixo dos 10 euros aumentaram cerca de 5% e, portanto, alguma embalagens custavam 2,19 euros e passam a custar mais 14 cêntimos. São diferenças pequenas porque os medicamentos para a diabetes, na sua grande maioria, são comparticipados. No entanto, não deixa de ser sentida", diz Sylvie Carvalho, farmacêutica.

Se olharmos para a evolução do custo com o tratamento da doença, entre 2017 e 2021, o aumento é de quase 50%. Dados apresentados, esta terça-feira, no âmbito do programa nacional para a diabetes.

"Em 2021, atingiu 532 milhões de euros na diabetes, sendo que a grande maioria desses custos identificados reportam aos medicamentos e dispositivos e nos internamentos apenas 33 milhões", refere José Dores, coadjuvante do programa nacional para diabetes.

A Direção Geral da Saúde diz que um dos motivos para a subida dos custos deve-se ao preço dos medicamentos mais recentes, que para a Sociedade portuguesa de endocrinologia diabetes e metabolismo é o preço a pagar pelo progresso.

Outra razão para este aumento é o maior número de casos diagnosticados com a diabetes em Portugal.

Mais de um milhão e 300 mil portugueses entre os 20 e os 79 anos vivem com diabetes. Segundo o Observatório Nacional da Diabetes, Portugal ocupa o 3.º lugar na Europa só atrás de Espanha e Alemanha.

Diabetes
Loading...