Problemas na fronteira de Rafah estão a atrasar a saída de 10 portugueses da Faixa de Gaza. O ministro dos Negócios Estrangeiros disse esta quinta-feira, na Guiné-Bissau, que não tem a certeza se vão conseguir ser retirados ainda hoje.
“Sabemos que há dificuldades na fronteira de Rafah. Ainda não é claro se conseguem sair hoje ou se terá que ser adiado”, explicou.
João Gomes Cravinho acrescenta que o Governo tinha indicações de que estes cidadãos sairiam hoje, mas os problemas na fronteira estão a impossibilitar essa movimentação.
“Mantemo-nos em contacto permanente com as autoridades locais, no Cairo, e a nossa expectativa é que possam sair em breve”, concluiu o ministro.
Três portugueses mortos em bombardeamento
Na quarta-feira, três português que aguardavam a retirada por indicação de Portugal morreram num bombardeamento no sul da Faixa de Gaza.
O ministro dos Negócios Estrangeiros adiantou que morreram "uma adulta e duas crianças" de nacionalidade portuguesa e referiu ter transmitido em nome de Portugal ao seu colega israelita "desgosto em relação a estas mortes".
Para João Gomes Cravinho, "pausa, cessar-fogo, trégua, pouco importa" o que se chame, "desde que o resultado seja a cessação de bombardeamentos que estão a provocar vítimas civis".