Depois do verão de São Martinho, entra em cena o tempo frio. A partir desta terça-feira, espera-se uma diminuição das temperaturas mínimas e máximas em todo o País.
“Será uma descida quer da temperatura mínima, quer da máxima. São descidas que podem chegar até aos cinco ou seis graus. Depois, voltamos a ter uma descida da temperatura mínima na quarta-feira. Vamos ter temperaturas mínimas no Interior Norte e Centro, que rondam os 0 a 5 graus. O restante território fica entre os 5 e 10 graus. As temperaturas máximas no Interior norte e centro registam 9 a 14 graus e um pouco mais elevadas, entre os 14 e19 graus, no restante território”, explica o meteorologista Bruno Café, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A chuva parece, por agora, ficar de fora das contas.
“Não há previsão de precipitação para os próximos dias, embora haja alguma incerteza a partir do fim de semana”, acrescenta Bruno Café.
Esta descida da temperatura deve-se a uma massa de ar polar, vinda do norte, e leva-nos para valores considerados normais para esta altura do ano.
“A descida de temperaturas é mais contrastante com as temperaturas mais elevadas que temos tido nos últimos dias, acima do que é normal para esta altura do ano. Agora, com esta descida ficamos com valores muito mais semelhantes ao que é esperado para esta época do ano”, conclui o meteorologista.
Segundo o IPMA, o tempo mais frio deverá manter-se nos próximos dias.