País

IA pode reduzir postos de trabalho? Mais de metade dos portugueses temem o pior

5 em cada 10 portugueses revelam que já utilizaram alguma ferramenta de inteligência artificial. O ChatGPT é o recurso mais conhecido e também o mais utilizado.

IA pode reduzir postos de trabalho? Mais de metade dos portugueses temem o pior
Canva

Cerca de 68% dos portugueses acreditam que a inteligência artificial (IA) levará ao aumento das taxas de desemprego, revela o Observador Inteligência Artificial 2023. Sete em cada dez pessoas dizem que a tecnologia irá substituir os trabalhadores por computadores.

Talvez por medo, ou como forma de preparação para o futuro, 80% dos inquiridos disseram que já se informaram sobre o impacto da inteligência artificial no seu trabalho, ou que ainda tencionam fazê-lo. Neste grupo, são os homens e os mais jovens (até aos 34 anos) quem mais procuraram alcançar respostas.

Mas se realmente a inteligência artificial veio para ficar, 75% dos portugueses já começaram ou tencionam procurar formações para saber utilizar as suas ferramentas, revela ainda o estudo conduzido pelo Cetelem – marca comercial do BNP Paribas Personal Finance.

Já quanto às áreas de atividade onde a IA é vista como um recurso benéfico, os inquiridos destacam, sobretudo, as telecomunicações (67%), a indústria (63%) e as atividades financeiras (55%).

A verdade é que 74% portugueses dizem-se com a certeza de que as ferramentas da inteligência artificial serão muito importantes na sociedade e defendem que dentro de poucos anos ela estará presente em todos os domínios.

O que a IA pode fazer?

5 em cada 10 portugueses revelam que já utilizaram alguma ferramenta de inteligência artificial. O ChatGPT é o recurso mais conhecido (47%) e também o mais utilizado (33%).

97% dos inquiridos identificaram várias tarefas que podem ser realizadas por ferramentas de IA:

  • Verificação de texto e voz (82%)
  • Tradução de texto ou mensagem de voz (82%)
  • Responder a uma pergunta (72%)
  • Fazer um gráfico e analisá-lo (71%)
  • Reproduzir uma voz igual à dos humanos (71%)
  • Criar um texto, como uma história ou um poema (67%)
  • Um vídeo com cenários, voz e personagens falsos (63%)
  • Um cartaz de publicidade (60%)
  • Produzir um produto ou serviço à medida do cliente (53%)