A Polícia Judiciária está, esta terça-feira, a realizar buscas em vários locais nas regiões de Lisboa e Viseu, nomeadamente a “instalações de uma empresa, ao Instituto Português do Desporto e da Juventude, à Cruz Vermelha Portuguesa, ao Centro Hospitalar Tondela-Viseu e ao Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge”, revela o Ministério Público (MP).
Em comunicado, o MP refere que estão a ser realizadas nove buscas domiciliárias e não domiciliárias.
Em causa podem estar eventuais crimes de participação económica em negócio e de abuso de poderes, por titular de cargo político, bem como de usurpação de funções.
Os factos em investigação remontam à celebração de um contrato público, por ajuste direto, em 2019 para “aquisição de serviços de engenharia, com pessoa sem habilitação legal para a prática de atos decorrentes daquela profissão”.
Estão também em causa suspeitas de favorecimento de contratação pública respeitante a análises de testes de covid-19.
Nas buscas participam inspetores da PJ, um representante da Ordem dos Médicos, cinco especialistas do Núcleo de Assessoria Técnica da Procuradoria-Geral da República, cinco magistrados do Ministério Público e dois Juízes de Instrução Criminal.