País

Irmãos trouxeram droga psicadélica em esfoliante da Colômbia e acabaram detidos

As autoridades foram chamadas depois de uma mala ter sido extraviada. De acordo com a PJ outra mala já "tinha entrado no país com uma substância idêntica". Aos suspeitos ainda foram apreendidos cerca de 50 kg de DMT.

(Arquivo)
(Arquivo)
Facebook PJ

Dois homens de 37 e 40 anos foram detidos em flagrante delito por suspeita de tráfico de estupefacientes anunciou, esta segunda-feira, a Polícia Judiciária (PJ).

Em comunicado, enviado às redações, a PJ explica que "os suspeitos terão viajado desde a Colômbia, com o propósito de transportarem mais de 30 embalagens de um produto descrito como sendo um esfoliante natural, mas após perícias (...) trata-se de um alucinogénio de origem vegetal, vulgarmente designado de DMT".

O DMT, de acordo com o comunicado, é uma substância com fortes efeitos psicoativos, extraído da folha de certas plantas encontradas maioritariamente em países da América Central e do Sul, passível de ser consumida de diversas formas e normalmente associada à ayahuasca, um tipo de chá usado por diversas seitas e em determinados cultos, com o propósito de "libertar a mente".

As autoridades foram chamadas depois dos serviços da Autoridade Tributária e Aduaneira no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, terem dado conta do extravio de uma mala num determinado voo.

Para além da mala extraviada, "já uma tinha entrado no país com uma substância idêntica", apurou a PJ. Aos suspeitos ainda foram apreendidos cerca de 50 kg de DMT.

Os detidos foram presentes às autoridades judiciárias e ficaram em prisão preventiva.