País

Problemas nas urgências: Ordem dos Médicos teme inverno, Governo nega cenário de caos

A Ordem dos Médicos acusa o Governo de não ter um plano para reforçar as urgências no inverno. Contudo, o Governo nega e afasta o cenário de caos.

Loading...

Esta quarta-feira foi mais um dia complicado, sobretudo nos serviços de urgência obstétrica do Amadora-Sintra e do São Francisco Xavier, que estiveram encerrados. As grávidas foram encaminhadas para outros hospitais, como a Maternidade Alfredo da Costa.

A sorte de Fátima foi ter chegado ao São Francisco Xavier às cinco horas da manhã. Foi cedo ao hospital o que permitiu que fosse atendida ainda pelos médicos do turno da noite. Se tivesse chegado às 9 horas, não entrava na urgência e era encaminhada para a maternidade Alfredo da Costa.

Há dois dias que o São Francisco Xavier tem o serviço de obstetrícia fechado durante o dia. Desde agosto que está a receber as grávidas do Santa Maria,
por causa das obras da maternidade. Os dois hospitais têm de se coordenar para fazer as escalas dos médicos.

Fonte do São Francisco Xavier diz à SIC que o Santa Maria não está a cumprir e que por isso o serviço encerra. O Santa Maria diz que não comenta.

Os problemas nas urgências não estão apenas no serviço de obstetrícia, mas com a chegada do inverno, a tendência é piorar.

“Nós sabíamos que ia ser um mês de frio, acontece todos os anos. Mas pelos vistos o ministro da Saúde desconhecia tudo isto e neste momento estamos perante uma situação de uma enorme gravidade", criticou o bastonário da Ordem dos Médicos.


O Governo afasta o cenário de caos e opta por uma visão totalmente contrária.

“O que há que reconhecer é que o sistema tem dado resposta absoluta, cabal, no seu funcionamento em rede”, afirmou o ministro da Saúde.

Esta semana há constrangimentos em quase 40 serviços de urgência. Só no início do ano é que os serviços devem retomar a normalidade, porque o ano muda e as horas extra dos médicos começam a contar do zero.