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Alunos pioram a Português: têm dificuldades em textos longos e conceitos abstratos

O PISA, o Programa Internacional de Avaliação de Alunos, indica que a leitura não é estimulada. As tecnologias, usadas com cada vez mais frequência, agravam o problema.

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O PISA, o Programa Internacional de Avaliação de Alunos, mostra que os estudantes pioraram na leitura e interpretação de textos. Os jovens são cada vez menos incentivados a ler em casa e o abuso às tecnologias agrava o problema.

Os quase 7 mil alunos portugueses que realizaram as provas de leitura e interpretação de textos do Programa Internacional de Avaliação de 2022 obtiveram piores resultados do que os seus colegas em 2018. Apenas 5% dos estudantes conseguiram compreender textos longos, lidar bem com conceitos abstratos e distinguir um facto de uma opinião.

A razão para essa falta de estímulo pela leitura começa, geralmente, em casa.

Mas muitas vezes as obras de leitura obrigatória nas escolas também não cativam os alunos.

A facilidade das tecnologias que abreviam a comunicação muitas vezes sobrepõe-se à leitura.