País

De um Natal sustentável a um 2024 com compromissos mais verdes, as dicas que não custam nada

Se oferece presentes aos familiares e amigos, porque não dar também dar ao ambiente? Um novo ano já está aí à porta, por isso, é o momento ideal para mudar alguns dos seus hábitos e torná-los mais sustentáveis. Melhor do que isso é mesmo começar a pôr em prática ainda em 2023, na quadra natalícia.

De um Natal sustentável a um 2024 com compromissos mais verdes, as dicas que não custam nada
MirageC

Reduzir a pegada ecológica é um conceito que se ouve cada vez mais, mas e começar a fazer por isso? Num momento em que decorre a COP28 e muito se tem falado sobre como proteger as gerações futuras, é a pensar nelas que tem de desenvolver novas práticas. Talvez essa mudança possa ser um dos melhores presentes para oferecer no Natal.

Neste Natal, ofereça árvores

Para ajudar nesta transição mais verde, a ZERO - Associação Sistema Terrestre Sustentável -, deixa uma ideia de presente a todos aqueles que querem construir um mundo menos consumista. Até dia 6 de janeiro pode oferecer árvores e arbustos autóctones para plantar na Mata Nacional de Leiria.

Que arranque o espírito natalício

Das árvores às luzes, das fitas às bolas, a questão crucial é: artificial ou natural? No caso de uma árvore artificial, a palavra mágica da sustentabilidade é: reutilizar (por anos e anos). Tente cuidar dela a melhor forma possível para que permaneça em perfeitas condições durante décadas a fio. Quem fala de árvores, fala também das restantes decorações.

Para aqueles que ainda não adotaram uma árvore natalícia, existe a alternativa de adquirir uma com raiz. A condição imprescindível é encontrar um meio de reintegrá-la à natureza, por exemplo num jardim.

Mas Natal sem luzes brilhantes a piscar não é a tradição que conhecemos. Por isso, deve ser optar por luzes LED e ter atenção em deixá-las ligadas apenas durante os momentos em que está a usufruir, recomenda a ZERO.

A arte de planear uma mesa consciente

Antes de ir às compras, faça um plano das refeições para esta quadra festiva, criando uma lista de ingredientes. Faça um trabalho de equipa com os outros convidados. A cereja no topo do bolo é mesmo tentar evitar excessos, economizar dinheiro e reduzir o desperdício alimentar.

Ao fazer compras para as festividades, escolha produtos a granel ou poucos embalados. Mercados locais são excelentes opções e ainda contribui para o comércio local.

Na mesa, faça escolhas sustentáveis, substituindo ingredientes de origem animal por opções vegetarianas e prefira as carnes brancas. Compre bacalhau e polvo de grande dimensão, certificados por pesca sustentável.

A ZERO pede para ter em atenção escolher produtos certificados (sustentáveis, comércio justo, agricultura biológica), especialmente em chocolates.

Cozinhou comida a mais? A palavra de ordem é “Não Desperdiçar”! Se sobrar comida, evite desperdícios e reutilize noutros pratos. Armazene as sobras em recipientes de vidro, cerâmica ou metal, minimizando o uso de plástico.

Presentes com propósito

Dê presentes com um toque especial! Um produto comestível, como uma lata de chá biológico, vinho ou chocolates artesanais, é uma aposta certa para agradar qualquer um.

Seja criativo. Faça bolachas, bolinhos, ou bombons caseiros em frascos reutilizados. Presenteie com fotografias memoráveis, ou frases inspiradoras numa moldura feita à mão, utilizando materiais que já tem em casa.

Se não tem tanto jeito, economize e cuide do ambiente ao comprar presentes em segunda mão. Ou, então, ofereça apoio a causas, ou experiências únicas, como passeios, voluntariado ou uma ida ao teatro.

Não esqueça dos livros, é sempre uma escolha interessante. Prefira sempre os que são feitos em papel certificado.

Depois do Natal, que venha o desafio

Não deixe que a magia do Natal se perca no lixo. Separe os materiais e procure a reutilização. O que não for possível reutilizar, dever colocar nos ecopontos para ser reciclado. Cada gesto conta para um planeta mais saudável, sublinha a ZERO.

Um novo ano eco-friendly

Novo ano, novos compromissos verdes. Comece por reduzir a proteína animal numa refeição semanal. Opte por transportes coletivos e diminua as viagens de avião. Ao precisar de algo, explore opções sustentáveis: reutilize, peça emprestado, alugue, ou compre em segunda mão.