Passaram quatro dias desde o internamento, mas o caso continua sem respostas. As autoridades de saúde ainda não sabem o que esteve na origem da intoxicação, dizendo apenas que continuam a aguardar pelos resultados de testes que estão a ser realizados no Instituto Ricardo Jorge e noutros laboratórios.
Pai, mãe e os dois filhos de 7 e 12 anos foram assistidos no sábado no Pediátrico e nos Hospitais da Universidade de Coimbra, todos com sintomas compatíveis com intoxicação alimentar que já se manifestavam desde o dia anterior.
O pai e o filho mais velho, com sintomas ligeiros, tiveram alta, mas a mãe e a criança mais nova permaneceram internadas com o estado de saúde a evoluir rapidamente para uma situação crítica. O menino de 7 anos não resistiu e a morte foi confirmada na terça-feira. A mãe continua com prognóstico reservado nos cuidados intensivos.
O departamento de saúde pública foi alertado para o caso um dia depois do internamento e recolheu amostras em casa da família, que vive no centro da cidade de Coimbra, e também em vários locais por onde passaram antes de surgirem os sintomas.
As suspeitas centraram-se no jantar da última quinta-feira. Nessa noite, uma outra criança esteve em casa da família, não partilhou a refeição e foi a única a não apresentar qualquer dos sintomas que se começaram a manifestar no dia seguinte.
As repostas, no entanto, são difíceis de encontrar já que a evolução do estado de saúde da mãe e da criança que faleceu não será consistente com o que acontece normalmente em casos de distúrbio gástrico, tendo em conta que os dois evoluíram rapidamente para problemas cardíacos muito graves.
Mesmo sem respostas conclusivas, o caso estará a ser encarado como um episódio isolado, uma vez que, na região, desde quinta-feira, não há registo de outras situações idênticas.
Algumas respostas poderão chegar da autópsia à criança de sete anos que decorreu esta quarta-feira no Instituto de Medicina Legal. Por indicação do Ministério Público, também a Polícia Judiciária está a realizar diligências para esclarecer o caso.