País

Eleições PS: um dos três candidatos sai de cena antes dos resultados finais

Na corrida há liderança do Partido Socialista estavam três candidatos, mas Daniel Adrião decidiu afastar-se da corrida ainda antes de conhecidos os resultados finais e oficiais das eleições internas.

Eleições PS: um dos três candidatos sai de cena antes dos resultados finais
MANUEL DE ALMEIDA/Lusa
Loading...

A poucas horas de fecharem as mesas de voto, o candidato Daniel Adrião assumiu a sua derrota perante os adversários José Luís Carneiro e Pedro Nuno Santos, lamentando a falta de oportunidade de um “debate mais alargado sobre as políticas do PS para o país".

"Estas eleições aconteceram num ambiente muito especial, com eleições legislativas em março e isso condicionou o debate interna no PS. (…) Obviamente que este não é um bom resultado, fiquei aquém do que desejava, mas desde o início disse que o meu grande objetivo não era conquistar o maior número de votos mas congregar o maior número de vontades", afirmou numa declaração aos jornalistas.

Ao próximo líder deixa um aviso sobre o “grande desafio” que vai ter: “unir o partido".

"[O sucessor de António Costa] tem de ser um líder magnânimo, inclusivo, capaz de chamar todos para que o PS se possa apresentar nas próximas eleições na máxima força e com um programa eleitoral mobilizador (…) e estou convencido de que o meu camarada que for hoje eleito secretário-geral vai, com certeza, fazer esse esforço de unificação do partido”, concluiu Daniel Adrião.

De acordo com os dados provisórios mais recentes, a que a SIC teve acesso, Pedro Nuno Santos segue na frente com 64,14% (320 deputados), logo atrás surge José Luís Carneiro com 34,8% (109 delegados). Bastante mais atrás, e sem quaisquer oscilações face às votações desta sexta-feira está Daniel Adrião, com 1,5% e nenhum delegado.

Loading...

Mais de 16 mil militantes votaram no primeiro dia de eleições internas para escolher o novo secretário-geral do PS e sucessor de António Costa no cargo.

"Estes dados revelam uma taxa de participação de 76% no universo de militantes aptos a votar" na sexta-feira, indicou o PS.

As eleições decorreram, sem registo de incidentes, nas federações da Área Urbana de Lisboa, Regional Oeste, e nas federações distritais de Aveiro, Bragança, Castelo Branco, Évora, Guarda, Leiria, Portalegre, Setúbal, Viana do Castelo e Vila Real, acrescentou.

Este sábado, a votação prossegue nas federações distritais de Braga, Coimbra, Porto, Santarém, Viseu e nas federações regionais do Algarve, Baixo Alentejo, Açores e Madeira.

Cerca de 60 mil militantes socialistas escolhem o sucessor de António Costa como secretário-geral do PS, cargo ao qual se candidataram José Luís Carneiro, Pedro Nuno Santos e Daniel Adrião.